Tire aqui suas dúvidas sobre o que faz um engenheiro florestal

Tempo de leitura: 3 minutos

O que faz um engenheiro florestal é avaliar florestas em potencial ou áreas que comportem essa alta densidade de árvores, para planejar o seu uso de forma sustentável. Esse profissional identifica espécies nativas e exóticas, seleciona sementes e mudas, planeja a extração dos recursos, acompanha o processos de preservação de parques e reservas naturais e, também, o reflorestamento.

O uso de recursos naturais provenientes de florestas é uma demanda da nossa sociedade, como a madeira e o turismo ecológico, por exemplo. Por isso, investir nessa área pode ser lucrativo e, para entender melhor essa profissão continue com a leitura. 

Entenda o que é o manejo florestal e a sua importância

O manejo florestal compreende em métodos e técnicas desenvolvidas para o planejamento da produção e uso dos recursos florestais sem prejudicá-la, ou seja, utilizar os produtos fornecidos naturalmente pela floresta e garantir sua contínua renovação.

De forma consciente e responsável, o manejo florestal padronizado, como a certificação do uso da madeira, é sustentável, pois busca entender os processos naturais da produção dos recursos florestais e garantir sua renovabilidade, para que estejam disponíveis no futuro com qualidade e produtividade, assegurando o uso também para as próximas gerações.

A importância do aproveitamento e do uso sustentável da madeira

A mudança de postura frente aos recursos naturais, com o maior entendimento sobre por que é importante investir em sustentabilidade, levou a sociedade a valorizar atitudes sustentáveis que diminuam impactos ambientais negativos, como por exemplo o uso consciente da madeira frente ao desmatamento ilegal.

O desmatamento predatório, desde a colonização do país, colocou espécies nativas abundantes à beira da extinção, como o pau-brasil e o mogno-brasileiro, diminuindo a biodiversidade da flora e consequentemente da fauna associada.

Atualmente, o desmatamento ilegal é o grande vilão ambiental que tem diminuído drasticamente as áreas florestais e a biodiversidade das nossas florestas. A importância do consumo da madeira legal, planejado de forma sustentável, garante que os ciclos naturais da madeira aconteçam, preservando o estoque necessário para qualidade de vida da fauna, e possua a quantidade suficiente para a realização do corte consciente.

O estudo e o investimento de como melhorar o uso racional das florestas

O estudo do uso racional das florestas feito, principalmente, no ramo da engenharia florestal, permitiu que fossem desenvolvidos métodos de gestão com maior credibilidade no mercado. Também permite maior transparência sobre o controle florestal, favorecendo vantagens competitivas saudáveis entre as empresas, além de fortalecer parcerias entre as organizações, fornecedores e clientes.

A RADIX Florestal é uma empresa que realiza o plantio do Mogno-Africano – madeira nobre – de forma legal e para fins comerciais. Esses plantios são financiados por investimentos coletivos (crowdfunding), permitindo a pequenos e médios investidores auferir lucro a partir dos investimentos florestais.

A empresa proporciona às pessoas que gostariam de investir e acreditam no estudo do desenvolvimento sustentável a oportunidade de se obter títulos florestais, realizar um investimento lucrativo a longo prazo e, assim, participar de forma direta ou indireta na manutenção dos recursos naturais e no desenvolvimento consciente e sustentável.

Agora que você compreendeu o que faz um engenheiro florestal e porquê sua atuação é benéfica para florestas, leia nosso texto sobre como funciona o mercado de madeiras nobres no Brasil, e saiba porque participar e investir nesta inciativa pode ser realmente satisfatório para você.

Sobre RockContent

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *