Saiba quais são os principais riscos do investimento florestal

Tempo de leitura: 3 minutos

Qualquer que seja a forma que você decida investir será necessário correr alguns riscos. Você que tem a preocupação em ter ganhos ambientais atrelados a ganhos financeiros deve começar a analisar detalhadamente a possibilidade de fazer um investimento florestal.

Por meio do plantio de florestas comercias, o desmatamento de árvores nativas é diminuído a medida que garante o fornecimento de madeira em diferentes segmentos. Essa alternativa pode ser muito vantajosa.

Mas, qual o risco que você corre por investir dessa forma? Como lidar com eles? Confira agora o nosso post e descubra a resposta para essas perguntas!

Incêndios

Os incêndios nas florestas comerciais são considerados os maiores riscos que esse tipo de investimento apresenta. Caso ocorram, boa parte da produção pode ser comprometida. No entanto, existem medidas práticas que podem ser tomadas para evitar esse prejuízo ambiental e financeiro. Algumas delas são:

  • construção e manutenção de aceiros, que são espaços ao redor e dentro da floresta, sem vegetação, que evitam a propagação do fogo;
  • aquisição e manutenção de estrutura de combate a incêndios;
  • capacitação e treinamento das equipes para seguir os protocolos em caso de incêndio.

Doenças e pragas

A ocorrência de doenças e pragas em uma floresta comercial pode gerar prejuízos para o investidor. Elas podem ser responsáveis pela criação de deformações na madeira ou até mesmo fazer com que parte da plantação morra.

Para diminuir esse risco podem ser plantadas espécies que sejam mais resistentes. Além disso, deve-se fazer uma verificação constante no plantio para que os problemas possam ser diagnosticados com a máxima antecedência, e assim, possam ser prevenidos ou controlados para evitar a propagação e disseminação do problema.

Eventos climáticos

Vendavais, chuvas de granizo, nevascas, enchentes e até mesmo uma estiagem prolongada podem afetar parcialmente a floresta comercial. Os eventos climáticos tendem a ocasionar danos parciais e não destrutivos de toda a plantação.

No entanto, esse pode ser um motivo para não se ter o retorno que se esperava no momento de fechar o contrato. Com o objetivo de diminuir esses riscos, a área de plantio deve ser selecionada e definida em locais estratégicos, menos suscetíveis a essas ocorrências. 

Mudanças de mercado

O mercado pode oscilar com o passar dos anos e, por isso, pode ser que o retorno do investimento seja menor do que aquilo que se espera. Contudo, vale a pena ressaltar que essas mudanças também podem ser positivas e dar um retorno maior que o esperado. É bom lembrar ainda que todo investimento está suscetível a variações de mercado e, nesse sentido, investir em ativos reais, como florestas, acaba sendo mais seguro, por sua baixa volatilidade.

Por que fazer um investimento florestal?

Como você pode observar, fazer um investimento florestal tem os seus riscos, assim como em qualquer outro tipo de investimento, como o tesouro direto ou a compra de imóveis, por exemplo.

Para se certificar que todas as medidas gerenciais de risco serão tomadas, é necessário procurar uma empresa que conheça os problemas e tenha capacidade técnica para evitá-los. Além disso, conhecer os riscos que um investimento florestal traz, é também essencial para entender exatamente no que você está investindo.

Só assim será possível encontrar a melhor forma de gerenciá-los, alinhar os ganhos ambientais aos financeiros e ainda ser bem-sucedido no ramo.

Gostou de conhecer os principais riscos que um investimento florestal apresenta? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente — podemos ajudá-lo!

Sobre

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *