Qual o impacto dos investimentos florestais nas finanças pessoais?

Tempo de leitura: 3 minutos

Para quem busca ganhar mais com investimentos, atualmente existem certos investimentos que estão em alta e são muito promissores: os investimentos florestais. Há alguns anos os investimentos florestais destinavam-se somente a pessoas ricas, mas esse cenário felizmente mudou com a democratização dos investimentos.

Para os empreendedores de qualquer perfil e tipo de renda, eles são uma ótima opção para obter lucratividade, além de contribuírem para minimizar o impacto ambiental.

Veja como esses aportes financeiros podem contribuir para otimizar suas finanças pessoais!

A importância social dos investimentos florestais

Do ponto de vista social, o investidor que opta por aplicar dinheiro em investimentos florestais está contribuindo para o plantio de árvores de reflorestamento, cujas madeiras são usadas com diversas finalidades. Destacam-se as árvores de madeira nobre, como o mogno africano.

Os ativos florestais contribuem para a construção de uma sociedade e de uma economia mais sustentáveis. As empresas que usam madeira continuam realizando seu trabalho sem gerar impactos negativos ao meio ambiente.

As possibilidades para o pequeno investidor

O investidor que aproveita os investimentos florestais tem a oportunidade de diversificar mais sua carteira de investimentos, já que é mais uma modalidade de ativo que pode alavancar seus rendimentos.

O mercado financeiro atual procura meios de captar cada vez mais pequenos investidores e, por esse motivo, são criadas as melhores condições para que ele invista com capital relativamente baixo em bons investimentos, aumentando com isso as chances de receber retornos maiores.

Comparado com outros ativos, os investimentos florestais já chegam a proporcionar melhores rendimentos, mesmo considerando investimentos bons e muito populares, como o Tesouro Direto.

Até no mundo das ações os ativos florestais têm se destacado como uma opção para quem deseja equilibrar melhor a relação de risco e retorno de suas aplicações.

Os investimentos florestais são seguros e rentáveis

Muitos investidores, especialmente os que estão iniciando, temem aplicar seu dinheiro em investimentos muito arriscados, ou seja, aqueles que podem ocasionar muitas perdas em função da instabilidade do mercado financeiro, como ações e câmbio.

Os investimentos florestais são pouco voláteis, o que significa que os riscos de grandes variações no seu valor e, consequentemente, de grandes perdas, são muito reduzidos.

Quando se fala em investimentos, existe um índice muito importante a ser considerado: o da inflação. Quando o ativo consegue se manter acima dela, já pode ser considerado um bom investimento e, no caso da madeira, ela tem conseguido essa façanha. Embora ainda não seja tão valiosa como o ouro a madeira está em crescente processo de valorização, principalmente a madeira nobre.

Além disso, os investimentos florestais são um tipo de ativo muito peculiar, diferente de outros investimentos, especialmente os tradicionais. Essa característica contribui para atrair mais investidores, pois este ativo se caracteriza por não estar muito associado às variações do mercado financeiro.

Como investir nos ativos florestais

Para começar a aplicar dinheiro nos investimentos florestais, não é difícil. O importante é procurar uma empresa especializada nesse tipo de investimentos.

crowdfunding, ou investimento coletivo, é uma forma de o investidor começar nos ativos florestais. Trata-se de uma modalidade de captação de recursos em que o dinheiro é captado diretamente do investidor, sem a necessidade de uma intermediação, como corretoras, por exemplo.

Assim, um pequeno investidor pode participar, bem como pessoas que conhecem pouco sobre o assunto. O investidor compra títulos cujos valores já estão aplicados no reflorestamento. Chegando ao ponto de corte, as madeiras são comercializadas e o investidor recebe um percentual de lucro.

O retorno médio anual dos investimentos florestais está em torno de 8% a 14% do dinheiro investido.

Sente-se mais interessado em aplicar nos investimentos florestais? Aproveite para entrar em contato com a Radix Florestal e veja como investir!

Sobre Radix Investimentos Florestais

A Radix visa democratizar os investimentos florestais tornando-os acessíveis e assim propiciar que mais pessoas usufruam de seus benefícios. Nosso crowdfunding florestal é um investimento que gera ganhos financeiros, ambientais e sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *