Poupança verde: como investir no cultivo de árvores sem ter terras?

Tempo de leitura: 3 minutos

A poupança verde é um tipo de investimento que foca em duas questões relevantes: a preocupação ambiental e a segurança financeira do investidor. Muito embora ainda não seja tão conhecida, essa aplicação tem se tornado uma excelente alternativa para os investidores que buscam segurança e alto rendimento a longo prazo.

Na prática, a poupança verde trata do plantio de mudas de árvores para reflorestamento, que, posteriormente, serão colocadas à venda no mercado. O valor da muda comprada tem um preço baixo, mas o valor de venda da árvore é elevado, dessa forma, a grande vantagem está na rentabilidade trazida pelo investimento.

Confira, a seguir, os principais conceitos e vantagens da poupança verde e descubra como é possível começar a investir agora mesmo!

Como investir nas chamadas poupanças verdes?

Mas, afinal  você deve estar se perguntando —, como funciona esse tipo de investimento?

Investimentos em madeira são considerados interessantes a longo prazo, já que a obtenção do retorno financeiro vai estar atrelada ao período de desenvolvimento/crescimento da árvore. 

As madeiras nobres são vistas como investimentos estáveis e seguros em razão do crescente interesse por esse tipo de material, que é utilizado em diversos setores do segmento, atingindo não só o mercado nacional, como também o internacional.

A poupança verde permite que qualquer pessoa adquira ativos florestais e torne-se um investidor, sem haver a necessidade de adquirir terras, gerir plantações e cuidar de todo processo logístico que envolve as etapas de plantio e colheita.

O investimento realizado em ativos florestais é utilizado para financiar o plantio e o cultivo de área de reflorestamento. Após o período de crescimento, as árvores são vendidas no mercado e o investidor recebe o retorno financeiro.

Quais os seus benefícios?

Entre os principais benefícios da poupança verde, há alguns que se destacam, resumindo, de forma clara e objetiva, as vantagens desse tipo de investimento:

  1. alta rentabilidade: como o valor das mudas de árvores é muito baixo, o retorno financeiro com a venda da planta em estágio adulto é significativo;
  2. responsabilidade ambiental: o investidor colabora com o reflorestamento, garantindo a sustentabilidade do planeta;
  3. boa demanda: há uma demanda significativa no mercado interno e externo por madeiras serradas, principalmente as madeiras nobres;
  4. baixo risco: há um baixo risco no investimento, já que os únicos problemas podem estar relacionados às adversidades no cultivo. No Brasil, já existe um controle e tecnologias altamente avançadas para garantir segurança na manutenção dessas culturas.

​Investir na poupança verde é uma excelente solução, até mesmo para quem não tem experiência no mercado ou um alto valor disponível. Além da rentabilidade segura em razão da alta demanda, o mercado de madeira está em constante crescimento e as condições climáticas no Brasil são altamente favoráveis para esse tipo de plantio.

Sendo assim, são uma opção interessante para investidores que buscam um produto seguro, que, além de tudo, tem um papel relevante no incentivo da sustentabilidade social e ambiental.

Como começar a investir?

​Para começar a investir na chamada poupança verde, é necessário buscar empresas de investimentos florestais sérias, que ofereçam soluções seguras e que trabalhem com madeiras de qualidade.

Até mesmo quem conhece pouco (ou quase nada) sobre investimentos, pode participar desse mercado por meio de opções, como o crowdfunding florestal, que facilita o acesso a investimentos, contribuindo para a disseminação e a democratização de investimentos florestais.

Quer saber mais sobre esse mercado e ficar por dentro de inovações e notícias que envolvam a poupança verde e outros ativos florestais? Assine a nossa newsletter e receba, em seu e-mail, notícias, novidades e dicas sobre o assunto! Não perca!

Sobre RockContent

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *