Planejamento financeiro: o segredo para se preparar para o futuro

Tempo de leitura: 4 minutos

O nosso dia a dia está ficando cada vez mais corrido, deixando a sensação de que 24 horas são poucas para realizarmos todas as nossas atividades. Essa falta de tempo faz com que as pessoas deixem questões importantes de lado, como o dinheiro, por exemplo.

Cuidar do dinheiro e do que será feito com ele não é uma tarefa fácil. É necessário ter um planejamento financeiro eficaz para conseguir conquistar seus sonhos e viver tranquilamente. Por meio desse tipo de ação, é possível garantir a educação de seus filhos e ajudar na aposentadoria de seus pais. Já pensou nisso?

Mas, o que exatamente é o planejamento financeiro? Como ele pode nos preparar para o futuro? Continue a leitura deste post e encontre as respostas para estas questões. 

Entenda o que é o planejamento financeiro

O planejamento financeiro pode ser definido como um conjunto de ações que tem por objetivo prover a organização de suas finanças, de forma que você saiba exatamente o quanto ganha, quanto gasta e, mais importante ainda, onde está gastando seu dinheiro. 

Um bom planejamento financeiro será fundamental para que a pessoa tenha uma saúde financeira estável, gastando o permitido e não incorrendo em dívidas desnecessárias. Além disso, será possível se planejar para a realização de sonhos e para conseguir um futuro financeiramente estável. 

Controle ganhos e gastos

Como elencado anteriormente, um bom planejamento financeiro permite o controle de ganhos e gastos. Porém, para fazê-lo corretamente é necessário anotar todos os seus gastos, mesmo aqueles que parecem insignificantes. Sabe aquele chocolate que você compra ou aquela cervejinha depois do futebol com os amigos? Estes gastos também devem ser registrados. 

Dessa forma, você saberá exatamente o quanto e onde está gastando seu dinheiro. O controle das finanças será fundamental para certificar que seus gastos estão inferiores ao seu salário, ou seja, você não está se endividando. 

Defina objetivos

O planejamento financeiro é de suma importância para que você alcance alguns objetivos em sua vida. Pagar a educação de seus filhos, ajudar na aposentadoria de seus pais, realizar uma viagem e até mesmo trocar de carro são ações que necessitam ser planejadas e programadas. 

Uma maneira de deixar esse tipo de ação mais fácil de ser executada se dá por meio da definição de alguns objetivos. Quando temos um objetivo a ser alcançado, todo o esforço financeiro a ser realizado terá um propósito e você sempre se lembrará do motivo pelo qual está se controlando.

Nesse sentido, você terá a possibilidade de realizar o corte de despesas supérfluas. Ao analisar todas as despesas você verá quais realmente são indispensáveis e quais podem ser cortadas. Assim, haverá mais dinheiro disponível para que você conquiste os seus principais objetivos. 

Invista seu dinheiro

Após iniciar as ações para a criação de um planejamento financeiro de qualidade, controlar seus ganhos e gastos, determinar quais os objetivos devem ser alcançados e realizar o corte de despesas supérfluas, você perceberá que a quantidade de dinheiro disponível aumentará. 

Uma dica interessante que damos é: invista o dinheiro que está sobrando. Se você deixar este dinheiro parado na conta, eventualmente você sairá do controle e o utilizará em algum gasto desnecessário. Investir, além de ser uma maneira de juntar dinheiro, será fundamental para a valorização dele. 

Em termos de investimento, existem diversas opções no mercado. É necessário que você se prepare e estude as principais opções disponíveis, escolhendo aquela que mais se adéqua ao seu perfil de investidor. 

É interessante que você analise o investimento florestal. Esta modalidade permite que você aplique seu dinheiro no plantio de florestas comerciais de espécies produtoras de madeira nobre, como o Mogno Africano, para suprir um mercado em crescimento constante. Com este tipo de investimento é possível obter rentabilidades superiores ao Tesouro Direto, por exemplo. Além disso, por ser um investimento de longo prazo é ótimo para complementar a aposentadoria, investir para os filhos e tudo mais. Vale a pena dar uma olhada, não é mesmo?

O planejamento financeiro pessoal será de grande valia para que você se prepare melhor para o futuro. Certamente, será necessária muita disciplina e força de vontade, mas todo o esforço será compensado quando você alcançar seus objetivos. Portanto, não perca tempo e comece logo o seu planejamento financeiro! 

E aí, gostou do nosso post? Interessou-se pelo assunto? Então, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos! 

Sobre Radix Investimentos Florestais

A Radix visa democratizar os investimentos florestais tornando-os acessíveis e assim propiciar que mais pessoas usufruam de seus benefícios. Nosso crowdfunding florestal é um investimento que gera ganhos financeiros, ambientais e sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *