O que eu preciso saber sobre investimentos a longo prazo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem não deseja ter um futuro financeiro tranquilo, não é mesmo? Para isso, você precisa se acostumar a fazer aquelas projeções que se perdem no horizonte. Sim, estamos falando sobre os investimentos a longo prazo.

Mas, o que seria esse longo prazo? Em tese, qualquer aplicação financeira mantida por, no mínimo, 7 anos é classificada como um investimento de longo prazo. Porém, resgates feitos após 5 anos também são considerados.

As melhores opções são a compra de títulos do Tesouro Direto, a aquisição de ações, a aplicação em fundos de investimento, e o investimento florestal — ótima alternativa para diversificar sua carteira de investimento.

Curioso para conhecer as vantagens e desvantagens desses investimentos? Continue a leitura para descobrir!

Títulos do Tesouro Direto

Se você ainda não sabe nem por onde começar, a compra de títulos do Tesouro Direto pode ser uma excelente solução.

Vantagens e desvantagens

Em se tratando dos títulos com renda fixa, os juros são determinados no momento da compra e há um baixíssimo risco atrelado à operação. Outra vantagem é o valor mínimo para aplicação: a partir de R$ 30,00.

Por outro lado, os títulos do Tesouro Direto podem ser pré ou pós-fixados e a rentabilidade real do investimento varia conforme critérios macroeconômicos, o que pode dificultar o entendimento de investidores iniciantes e até experientes.

Como investir

Basta escolher uma instituição financeira (banco ou corretora especializada), que ficará encarregada de intermediar as transações entre você e o Tesouro Direto.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento também são indicados para investidores conservadores ou iniciantes. Mas, há ressalvas. Observe!

Vantagens e desvantagens

Os fundos de investimento possuem bom nível de segurança e possuem a expectativa de que seu dinheiro (e dos demais investidores do fundo escolhido) seja administrado por especialistas do mercado financeiro. Em outras palavras, você não terá que se preocupar com aquelas análises complexas.

Em contrapartida, as taxas de administração e similares podem corroer a rentabilidade dos investimentos e comprometer as vantagens para o investidor. 

Como investir

Para participar de um fundo de investimento, você precisa contatar um banco ou uma instituição financeira especializada.

Ações

De longe, o investimento de longo prazo em ações é o mais complicado, pois envolve muitos fatores.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem consiste na possibilidade de um lucro surpreendentemente acima do esperado. Um bom exemplo são as ações da Petrobrás, que mesmo após a imagem da grande estatal se chafurdar na corrupção, as ações se valorizaram em torno de 35% (considerando o intervalo dos 15 anos mais recentes).

Contudo, o investidor em ações precisa ter um estoque de paciência. Some-se a isso a necessidade de análises minuciosas para a escolha do papel.

Como investir

Será preciso contatar as corretoras de valores, instituições autorizadas a realizar esse tipo de transação.

Investimento florestal

Trata-se de um investimento voltado para o reflorestamento de madeiras nobres, as quais apresentam grande demanda e valor de mercado.

Vantagens e desvantagens

Diferentemente do que ocorre com outros tipos de aplicação, o investimento florestal não é vulnerável às constantes oscilações do mercado financeiro.

Outras vantagens são: alta previsibilidade do crescimento biológico e a constante valorização do preço da madeira.

A desvantagem é a falta de liquidez dos investimentos, uma vez que o investidor terá que aguardar o desenvolvimento biológico das árvores para usufruir do retorno da aplicação.

Como investir

Nesse caso, você precisa adquirir títulos específicos — geralmente, via crownfunding florestal —, em que o montante obtido seja direcionado a determinados reflorestamentos ou realizar plantios por conta própria. No caso dos investimentos coletivos da Radix depois que a madeira puder ser retirada e vendida você receberá uma parcela dos lucros.

Por que optar pelos investimentos de longo prazo?

Além de ganhos mais atrativos, os investimentos a longo prazo permitem que você se antecipe e diminua possíveis perdas. além de oferecerem melhores rentabilidades. No mais, planejar o futuro é essencial para realizar suas metas e objetivos.

Motivado a fazer um investimento a longo prazo? Deixe um comentário no post para a gente!

Sobre RockContent

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *