Mercado de imóveis: ainda vale a pena investir?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas têm dúvidas se ainda vale a pena investir no mercado de imóveis, principalmente porque há outras opções que, muitas vezes, se tornam uma melhor fonte de investimento para quem deseja aplicar o seu dinheiro.

As pessoas precisam ter a consciência de que optar por aplicações em imóveis é uma atividade bastante complexa, em que o sucesso dessa empreitada demanda uma série de fatores.

No post de hoje você saberá se ainda é viável aplicar seu dinheiro no setor imobiliário. Confira agora!

Vale a pena investir no mercado de imóveis?

Para responder essa pergunta, é preciso saber exatamente quais são os objetivos de quem busca fazer um investimento. Para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração, como a pretensão de lucro que se deseja com a aplicação, o tempo em que se almeja obter retorno com o investimento, entre outros.

Assim, veja quais são as vantagens e desvantagens de quem pretende investir no setor imobiliário:

Vantagens

Uma vantagem de investir em um imóvel refere-se a possível segurança que essa aplicação pode proporcionar. Fazendo isso com sabedoria, as possibilidades de se ter prejuízos ou sofrer com desvalorizações é reduzido e várias pessoas prezam por isso.

É normal os imóveis terem uma certa valorização no decorrer dos anos, já que as áreas urbanas crescem ainda de modo bastante acelerado.

Além disso, imóveis, diferentes de outras aplicações, não podem ser confiscados e, se houver uma grave crise econômica, é normal que o impacto da desvalorização seja amenizado nesse setor.

Desvantagens

No entanto, ao falar em investir no ramo imobiliário, nem tudo são vantagens. Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração, pois o investidor precisa ter cuidado para não ficar no prejuízo.

O primeiro deles relaciona-se ao processo de venda ou locação desses imóveis. Determinadas vezes, o investidor pode acabar não conseguindo vender ou alugar um local com a velocidade almejada. Isso pode causar um grande desconforto nas suas finanças, já que ele continuará tendo despesas com o imóvel, como os impostos, contas ou preservação.

Mesmo que seja um pouco raro, o imóvel pode sim sofrer desvalorizações financeiras, principalmente com a atual crise financeira do país. Outra forma ocorre quando o índice de criminalidade em um bairro aumenta, ou se houver invasões no local e quando obras públicas são realizadas perto do imóvel, por exemplo.

Tudo isso faz com que seja mais trabalhoso vender ou alugar um local pelo preço correto e o proprietário acaba tendo que abrir mão da sua lucratividade se não quiser ter mais prejuízos. Por isso é importante buscar outras alternativas para investimento que não dependam da economia e do governo para gerar lucro.

O investimento florestal é uma opção viável?

Como hoje em dia existem grandes áreas devastadas por conta do desmatamento, o plantio de árvores está se tornando um investimento bastante rentável.

A necessidade de preservação e o grande aumento da demanda por madeira fez surgir grandes áreas plantadas para suprir diversas finalidades. Assim, para financiar esse plantio, empreendedores captam investimentos de terceiros, fazendo com que quem investiu receba títulos e, quando a madeira for cortada e vendida, eles receberão uma participação bem atraente nos lucros.

O investimento florestal oferece um retorno real anual que varia de oito a quatorze por cento do capital investido, dependendo da inflação, desenvolvimento das árvores plantadas, valores de venda da madeira, entre outros.

Agora que você descobriu se vale a pena investir no mercado de imóveis, curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e de outros assuntos!

Sobre RockContent

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *