Investimento florestal: o que é e como funciona?

Tempo de leitura: 3 minutos

Investimento florestal é um conceito que merece a sua atenção. Quando se fala em sustentabilidade ambiental logo nos vem à mente os aspectos relacionados à preservação e à recuperação do meio ambiente — e é ótimo que seja assim. De fato, atitudes concretas precisam ser tomadas nesse sentido e a sociedade deve se conscientizar de que elas são necessárias.

Contudo, não há nada de errado em pensar no lucro financeiro que essas atitudes podem oferecer. Pelo contrário; como são indispensáveis para a humanidade, os recursos naturais representam valor econômico real, e obter lucratividade com processos sustentáveis é ganhar dinheiro fazendo o bem, é contribuir para o desenvolvimento sustentável. 

A demanda por madeira

Em épocas passadas, toda a madeira que o ser humano utilizava era proveniente de florestas naturais. Com isso, um volume imensurável de árvores foi cortado para atender às necessidades do homem. Enquanto as matas diminuíam de tamanho a demanda por madeira só aumentava.

Como consequência, grandes áreas verdes foram completamente devastadas, levando algumas espécies à beira da extinção e provocando muitos dos problemas ambientais com os quais convivemos hoje.

Diante da necessidade de preservação e da crescente demanda por madeira, o plantio de florestas surgiu como uma modalidade de negócio. Atualmente, grandes áreas são plantadas para suprir às mais variadas finalidades que a madeira atende.

Contudo, a maior parte das florestas plantadas se destina às demandas por madeiras que não são apropriadas para algumas finalidades nobres, como as de produção de móveis de qualidade, instrumentos musicais e construção civil, por exemplo.

A maior parte das madeiras nobres — como o mogno — continua sendo cortada de florestas nativas, o que prejudica o meio ambiente.

O investimento florestal como saída

Para mudar esse quadro, alguns empreendedores perceberam que investir no plantio de madeiras nobres em áreas degradadas não só contribuiria para a recuperação do meio ambiente, como também se tornaria um rentável negócio. Afinal, a madeira nobre tem alto valor comercial e procura constante.

No entanto, para viabilizar esse negócio, os empresários necessitam captar recursos financeiros que possibilitem o plantio de novas florestas. 

Crowdfunding florestal

O crowdfunding (também conhecido como investimento coletivo) é uma modalidade interessante de captação de recursos, que permite que o dinheiro seja captado diretamente com o investidor. Por meio dele, qualquer pessoa — mesmo um pequeno financiador ou aquele que não tem experiência com investimentos de qualquer tipo — tem acesso aos investimentos florestais.

A ideia é bastante simples: o interessado no investimento adquire títulos, cujos valores serão aplicados no plantio de florestas. Quando as árvores plantadas chegarem ao ponto de corte, a madeira será vendida e o investidor receberá uma participação nos lucros.

Mercado crescente

Segundo levantamento feito pela Consufor, empresa de consultoria especializada no setor de investimento florestal, atualmente, o volume de recursos investidos em florestas no Brasil já ultrapassou os R$ 8 bilhões e a perspectiva é dessa cifra superar os R$ 12 bilhões, até o final da década.

Esta é uma prova de que esse mercado está em franco crescimento e de que ele se tornou um ótima opção de investimento.

Rentabilidade

De modo geral, o investimento florestal oferece retorno real anual de 8% a 14% do capital investido. A Radix usa o instrumento do crowdfunding para financiar o plantio de suas florestas, tendo uma expectativa de rentabilidade de 12% ao ano mais inflação, a depender do desenvolvimento biológico das árvores, da variação do preço da madeira e da variação cambial. 

Agora que você já sabe o que é investimento florestal, que tal seguir a Radix nas redes sociais?!  Desta forma você sempre receberá informações sobre o assunto. 

Sobre Radix Investimentos Florestais

A Radix visa democratizar os investimentos florestais tornando-os acessíveis e assim propiciar que mais pessoas usufruam de seus benefícios. Nosso crowdfunding florestal é um investimento que gera ganhos financeiros, ambientais e sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *