Equity crowdfunding: entenda o que é e como funciona

Tempo de leitura: 3 minutos

Tirar uma ideia do papel sempre é algo difícil, principalmente quando se trata de um negócio. Não basta que o projeto seja bom, é preciso, entre outras coisas, de muita dedicação, trabalho, recursos humanos e financeiros. Isso, inclusive, costuma ser o maior empecilho para muitos empreendedores. Contudo, o equity crowdfunding chegou para mudar esse cenário.

Ele não só incentivou a criação de novos negócios, como também abriu caminho para um novo perfil de investidores: pessoas que têm engajamento com o projeto financiado e não abrem mão de uma boa rentabilidade. Essa modalidade de financiamento atende tanto os investidores mais conservadores como os mais arrojados, pois o risco varia conforme o negócio em questão.

Quer saber mais sobre equity crowdfunding? Confira este post especial que preparamos para você e entenda mais sobre o tema!

O que é equity crowdfunding?

O equity crowdfunding é uma modalidade de financiamento coletivo, cujo principal objetivo é arrecadar recursos diretamente com os investidores para um projeto.

Ele se diferencia do crowdfunding tradicional pois, neste, quem aplica o dinheiro no empreendimento recebe, em troca, brindes, produtos ou serviços, enquanto naquele, recebe participações acionárias do negócio, ou seja, torna-se sócio.

O conceito de financiamento coletivo está presente há muito tempo na história da economia. No entanto, foi na Inglaterra, em 2009, que surgiu a primeira plataforma com esse objetivo. Isso mudou radicalmente a maneira de se captar recursos para as empresas e democratizou o perfil de investidores.

Quem participa?

De um lado, como falamos, estão os projetos em busca de recursos financeiros. Do outro, pessoas dispostas a aplicar dinheiro neles em busca de rentabilidade. Entretanto, percebe-se que, nos últimos anos, não é só de ganhos financeiros que os investidores dessa modalidade estão atrás. Eles buscam projetos alinhados aos valores que consideram fundamentais.

Se você, por exemplo, pretende investir para garantir uma aposentadoria melhor e gostaria de aplicar em algum projeto que trabalhe em harmonia com o meio ambiente, achará o que procura nas plataformas de equity crowdfunding.

Quais as vantagens e os riscos?

Para os projetos, o equity crowdfunding representa uma alternativa aos bancos ou à bolsa de valores. Os empreendimentos podem pagar juros menores e, ainda assim, atrativos para investidores, pois não há intermediários.

Já para os que desejam investir, pode atender basicamente dois tipos de objetivos: a segurança ao aplicar ou a maximização de ganhos.

No primeiro caso, pode-se citar os investimentos florestais e imobiliários como exemplo. Esse último, inclusive, vem crescendo ao longo dos últimos anos devido à sua boa rentabilidade, tradicionalmente conhecida, e às facilidades de acesso proporcionadas pelo equity crowdfunding imobiliário, que permite investimentos a partir de R$ 1.000,00 na maioria dos casos.

Já sob a ótica da maximização de ganhos, é possível aplicar o capital em empresas muito pequenas ou em pré-lançamento, as quais têm valor de mercado baixo e podem representar lucros maiores que quaisquer outras opções de mercado se obtiverem sucesso.

Veja que, nesse caso, o risco também é maior, por isso é necessária uma análise detalhada sobre as perspectivas de crescimento e a consolidação do empreendimento, a qual deverá levar em consideração alguns fatores, como a experiência da equipe de execução do projeto, a fase em que ele se encontra e o nível de inovação.

Como exposto no post, o equity crowdfunding representa um importante avanço na forma de financiamento de empresas. Além disso, oferta mais uma oportunidade de aplicação financeira para investidores. É, portanto, um modelo atrativo para todas as partes.

Gostou do nosso conteúdo e quer ter acesso a outros artigos interessantes como este? Então continue a visita ao nosso blog e descubra como o mogno africano pode ser uma escolha de investimento rentável!

Sobre Radix Investimentos Florestais

A Radix visa democratizar os investimentos florestais tornando-os acessíveis e assim propiciar que mais pessoas usufruam de seus benefícios. Nosso crowdfunding florestal é um investimento que gera ganhos financeiros, ambientais e sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *