Entenda o que é o crowdfunding

Tempo de leitura: 3 minutos

Conseguir fazer uma reserva de dinheiro e mantê-la a longo prazo nem sempre é tão fácil quanto parece, não é mesmo?

Aplicá-la em algo realmente relevante e que faça parte dos seus objetivos e valores pessoais pode ser uma boa forma de investir e aproveitar para gerar ganhos em diversas esferas.

O ​crowdfunding​, também denominado de investimento coletivo, é uma solução que busca unir esforços em prol de um objetivo comum e usar a força da coletividade para ampliar a capacidade de realização, de alcance de propósitos.

Quer conhecer um pouco mais sobre esta modalidade de investimento? Confira!

O que é ​crowdfunding​?

A forma mais simples de explicar o que é ​crowdfunding​ é pela definição de uma modalidade de investimento que usa a soma de pequenos investimentos para o alcance de grandes metas. ​Trata-se de um financiamento coletivo​ que pode vir a oferecer bem mais que apenas ganhos financeiros.

Existem diversos projetos pessoais, ambientais, sociais, sustentáveis e de negócios que são financiados por essa modalidade de investimento coletivo. Por meio do crowdfunding a união de várias pessoas permite a escalabilidade de negócios e ganhos conjuntos.

Como surgiu?

As manifestações de financiamentos coletivos tiveram seu início há muitos anos, desde meados de 1700, quando o Papa Alexandre contou com o auxílio de investidores para traduzir as Ilíadas de Homero para o inglês, por exemplo.

Ou anos mais tarde, quando os Estados Unidos arrecadaram fundos para o financiamento da construção de um pedestal para a Estátua da Liberdade, por volta de 1885.

No entanto, o termo crowdfunding​ foi empregado somente a partir do ano de 2006, relacionado a projetos empresariais que precisavam ser financiados coletivamente e que recebiam as contribuições por meio de uma plataforma ​online​.

Com o tempo, o seu objetivo não estava mais atrelado aos negócios ou a gerar benefícios para um grupo específico, mas sim para toda a sociedade e para o meio ambiente. 

Hoje o crowdfunding também é utilizado para potencializar investimentos de maneira similar a fundos de investimentos, ou seja, várias pessoas se unem para potencializar seu poder de ação e gerar resultados coletivos exponencialmente maiores que a soma de suas ações individuais. 

Como funciona?

Para participar de um crowdfunding​ é preciso seguir alguns aspectos normativos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), tais como ser brasileiro e ler os termos da operação. Após isso você adere ao projeto e recebe o que foi combinado na oferta. 

Assim, o investidor pode ajudar a realizar algo importante para a sociedade, fomentar o empreendedorismo e ainda obter rendimentos significativos com o resultado do negócio. Por este instrumento ações individuais em prol de um objetivo comum são somadas para produzir um resultado maior e mais eficiente. É a exemplificação da expressão popular “juntos somos fortes”. 

Qual o modelo utilizado?

Hoje são utilizados diversos tipos de crowdfunding​ com diferentes finalidades. Na maioria das vezes eles estão divididos em interesses sociais, materiais e financeiros.

O mais abordado hoje é o modelo de Equity Crowdfunding​, uma modalidade de investimento que reúne empreendedores e investidores por meio da internet para viabilizar projetos.

Uma opção é o investimento​ florestal, que possibilita a participação de pequenos investidores por meio da aquisição de títulos florestais, cujos valores são aplicados no plantio de florestas. Em geral, este é um investimento crescente e bastante atrativo, que gera benefícios não só financeiros, mas também ambientais e sociais.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter​ e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para investir o seu dinheiro em algo que realmente gere valor!

Sobre Radix Investimentos Florestais

A Radix visa democratizar os investimentos florestais tornando-os acessíveis e assim propiciar que mais pessoas usufruam de seus benefícios. Nosso crowdfunding florestal é um investimento que gera ganhos financeiros, ambientais e sociais.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *