Entenda o que é a certificação de madeira e para quê serve?

Tempo de leitura: 4 minutos

A madeira é um recurso renovável e sustentável. Porém, para garantia da qualidade desse material e em termos de sustentabilidade ambiental, a sua extração deve seguir algumas normas. Nesse sentido, compreender a importância da certificação de madeira é um quesito que não pode passar despercebido.

Mas, afinal, para que serve esta certificação e como isto influencia na gestão dos recursos renováveis em prol da preservação ambiental? Acompanhe a leitura e descubra muito mais! Vamos lá?

Qual o objetivo da certificação de madeira?

O objetivo da certificação está relacionado a diversos fatores. Sumariamente, ele consiste em um sistema voluntário de mercado que premia – com o certificado – produtos obtidos em processos que respeitam as 3 principais vertentes da sustentabilidade: o aspecto ambiental, social e econômico.

Mas o que isto significa na prática? Significa que os empreendimentos florestais devem conservar espécies raras, endêmicas ou ameaçadas; controlar incêndios florestais; controlar caça e pesca predatórias e atividades extrativista ilegais e garantir a conservação de Áreas de Proteção Permanente (APPs), entre outras ações importantes.

Quais princípios são observados para a certificação?

Princípios socioculturais 

Nesse quesito, as práticas se dividem em dois pilares: a relação com os trabalhadores, que prevê o respeito às leis trabalhistas, além do cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho.

Observa, ainda, a relação com as comunidades próximas à região de manejo, que pressupõe o amplo debate do projeto e de seus impactos com a comunidade; a permanência delas em suas áreas de origem; a geração de emprego local e o respeito aos direitos indígenas.

Princípios econômicos

Sob a vertente econômica, o planejamento e a avaliação se destacam: o primeiro proporciona maior aproveitamento da produção, a diversificação de usos da floresta, a minimização de desperdícios e a redução de danos às máquinas e aos equipamentos.

O segundo funciona como uma atividade de aperfeiçoamento das demais ações, através da mensuração dos resultados e da melhoria de processos de baixa eficiência.

Princípios ambientais

Em relação aos princípios ambientais, eles se baseiam na Exploração de Impacto Reduzido (EIR), que soma mecanismos legais – como o Código Florestal Brasileiro – às estratégias de manejo florestal responsável.

Para a certificação é importante a utilização de insumos não agressivos ao meio ambiente, processos de baixa emissão e política sustentável de descarte de resíduos.

Quais as vantagens de possuir um selo de certificação?

O processo de certificação é extremamente rigoroso e garante ao consumidor final que diversas práticas estão sendo legalmente observadas. Vale lembrar, ainda, que o selo de certificação é reconhecido tanto no Brasil, como internacionalmente. 

Para o produtor, o certificado representa uma vantagem muito competitiva: amplia o mercado interno, ao atingir consumidores ecologicamente responsáveis, e também abre as portas para o mercado externo, já que vários países importadores da madeira brasileira exigem este certificado.

E para acompanhar o manejo dos produtos e garantir a sua qualidade, os órgãos normativos criaram a cadeia de custódia (CoC). Este processo busca certificar o caminho percorrido pela madeira, desde a floresta até o produto final. Ou seja, é uma forma de assegurar que o assoalho de madeira que está sendo vendido deriva de lenho certificado. Interessante, não? Para um produto ter um desses selos é necessário que todos os processos e fornecedores envolvidos na produção sejam certificados pelo certificador em questão.

A certificação de madeira é, portanto, um instrumento de alto valor sob o âmbito da sustentabilidade ambiental. E respeitar esses princípios é de suma importância para tornar o ambiente ecologicamente equilibrado, socialmente justo e economicamente viável, em todos os seus expoentes.

Investindo com a Radix você não tem apenas retornos financeiros, faz parte de uma iniciativa sustentável e colaborativa, condizente com os processos de certificação. Nossa produção é norteada para certificação e isso é um grande diferencial, visto que menos de 20% da madeira produzida no Brasil é certificada. 

Agora é com você. Se gostou deste conteúdo, siga-nos pelo facebook e instagram e acompanhe nossas atualizações diárias!

Sobre RockContent

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *