Entenda a diferença entre madeira nobre e madeira comum

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe qual é a importância da qualidade da madeira para definir o seu valor comercial? Não é apenas uma questão de beleza: suas características — como densidade, rigidez, tempo de crescimento, extração e resistência a fungos e insetos — são essenciais para diferenciar uma madeira comum de uma madeira nobre e, por fim, definir seu valor comercial.

Escolher a madeira certa, seja para mobiliar sua casa ou para começar um investimento florestal, pode lhe trazer um retorno financeiro e lhe dar satisfação nos seus projetos, além de evitar frustrações. Neste post vamos expor as principais diferenças entre a madeira nobre e madeira comum, apresentando suas aplicações e alguns exemplos. Vamos lá?

A madeira nobre

Popularmente conhecida como madeira de lei, recebeu esse nome graças à sua história. Durante a colonização do Brasil, esse tipo de madeira poderia ser extraída apenas sob autorização da Coroa Portuguesa.

Tamanha importância e zelo se dá porque essas madeiras apresentam maior valor comercial por mérito do seu alto índice de resistência, ou seja, são rígidas e duram muito tempo, sendo constituídas de um material mais denso.

Em razão disso também, são mais pesadas e levam mais tempo para crescer. Apresentam alta resistência a fungos e insetos, como cupins e brocas, por conter substâncias que inibem o ataque desses organismos.

Atualmente o acesso à madeira nobre é controlado pela lei de crimes ambientais, para evitar o desmatamento de árvores protegidas, principalmente nativas. Sendo assim, o uso da madeira nobre exótica é mais sensato no comércio. Esse fator também se agrega ao valor final — sua produção para o comércio tem que ser organizada e estar dentro da legislação vigente. A madeira nobre pode ser usada para:

  • construção civil;

  • construção naval;

  • instrumentos musicais;

  • confecção de móveis.

Tipos de madeira nobre

Mogno Africano

Compreende diferentes espécies arbóreas do gênero Khaya. O Mogno Africano é mundialmente utilizado pelo seu potencial de produção, pois se adapta facilmente a diferentes climas. No Brasil é utilizado para substituir o Mogno Brasileiro pois além das questões legais, o Mogno Africano é mais resistente aos ataques de insetos. Além disso, ganha destaque devido à sua qualidade e beleza.

Cedro-australiano

Pertencente à mesma família que o Mogno Africano, das meliáceas, substitui o Cedro Rosa brasileiro. É uma madeira considerada leve e fácil de trabalhar.

A madeira comum

A madeira comum tem um menor valor comercial. Esse tipo de madeira necessita ser tratada antes de ser utilizada porque tem baixa resistência. Em função disso, o investimento em uma cultura pode trazer os riscos de ataque antes que estejam disponíveis para a extração.

Além disso são mais frágeis quando comparadas às madeiras nobres. Sua vantagem é que seu tempo de crescimento é menor. A madeira comum pode ser usada para:

  • construção civil;

  • mobília;

  • produção de celulose;

  • entre outros.

Tipos de madeira comum

Eucalipto

É um gênero, Eucalyptus, de origem australiana, que apresenta mais de 600 espécies. É muito utilizada na plantação de florestas pois apresenta rápido crescimento, sendo de fácil comercialização.

Pinus

O Pinus, que compreende espécies da América do Norte, também cresce rapidamente e apresenta cor clara. Seu comércio produz objetos domésticos como vassouras, compensados e também o breu.

Agora que você já conhece alguns tipos de madeira nobre e comum, quais podem ser mais lucrativas para lhe trazer conforto e segurança, não deixe de conferir mais um de nossos posts e entenda como funciona o mercado de madeiras nobres no Brasil!

Sobre Radix Investimentos Florestais

A Radix visa democratizar os investimentos florestais tornando-os acessíveis e assim propiciar que mais pessoas usufruam de seus benefícios. Nosso crowdfunding florestal é um investimento que gera ganhos financeiros, ambientais e sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *