Confira os 4 melhores investimentos para 2018

Tempo de leitura: 7 minutos

O Brasil iniciou a sua recuperação econômica, e mesmo diante das incertezas que assolam o país, há chances de estabilidade e aquecimento.

Alguns especialistas, contudo, apontam para um cenário mais volátil. Afinal, da forma como o Brasil tem sido conduzido na política, a definição de um novo presidente é uma variável de importância considerável para os investidores. Neste momento, fica a questão: quais seriam os melhores investimentos para 2018?

Com a inflação e a taxa Selic controladas, a indústria e os serviços estão mais estimulados, o que gera mais empregos e consumo. A Selic impacta na rentabilidade da Caderneta de Poupança, tornando essencial a diversificação de investimentos. Quer ter dicas para aplicar seus recursos e ter um ano mais próspero? Veja o que preparamos para você!

Como analisar investimentos?

Especialmente em um período que promete maior volatilidade, é preciso considerar o cenário econômico e político, analisando seus objetivos com o dinheiro, o prazo que você precisa cumprir para deixar o dinheiro rendendo e o seu perfil e o da investidora. Além de se questionar quanto a esses quesitos, é importante que você faça uma análise de investimentos. Ela é viabilizada por 3 métodos:

  • Payback: determina o tempo necessário para recuperação do investimento inicial;
  • Valor Presente Líquido (VPL): aplicada a investimentos convencionais e não convencionais, considera o valor do dinheiro no tempo;
  • Taxa Interna de Retorno (TIR): complementa a análise de valor presente líquidos, refletindo os rendimentos reais proporcionados pelo investimento em um certo período. 

No mercado financeiro, a TIR é tida como uma referência para entender a rentabilidade do investimento. Se ele rende 15,36% ao ano, por exemplo, essa é a sua TIR. Ou seja, além de verificar quais são as indicações de melhores investimentos para 2018, é importante considerar a particularidade de seu caso!

Qual é o seu perfil de investidor? 

Há diversas formas de fazer o seu capital render, e para perfis diferentes, há uma série de aplicações que podem ser feitas. O que caracteriza o perfil de cada investidor é a disposição para assumir riscos e a quantidade de dinheiro a ser investido. O seu padrão de vida, sua estrutura familiar e outros fatores também afetam a escolha de investimentos. 

Todas as instituições financeiras ou agentes de investimento atendem à regulação CVM 539, que recomenda uma metodologia para identificar o perfil do investidor e entender se os investimentos recomendados estão de acordo com os objetivos dele.

Essa metodologia, conhecida como Análise de Perfil de Investidor (API, sendo que no exterior ela é denominada Suitability), determina quanto risco o cliente suporta na carteira de investimentos. Existem, basicamente, 3 perfis de investidores: conservador, moderado e o arrojado. 

Um cliente conservador prioriza a liquidez dos investimentos em detrimento da rentabilidade, bem como a segurança. Dá preferência aos que oferecem retornos previsíveis, e por isso costuma recorrer a investimentos de renda fixa. Por vezes, se arrisca com ações e câmbio, classificados como investimentos de renda variável. 

Já o moderado gosta de investimentos de renda fixa, mas se dispõe a correr alguns riscos. Em geral, quer ter um bom retorno sem passar por perigo. É comum que ele participe de fundos multimercado e de ações.

Por fim, o cliente arrojado não vê problemas em correr riscos a curto e médio prazo. Tem objetivos para um período de tempo maior.  

Algumas instituições também incluem o perfil agressivo. Trata-se do investidor que deseja o maior retorno possível, sem levar em conta os riscos assumidos. 

Quais são os melhores investimentos para 2018?

Já que o ano é de recuperação, estabilidade e requer aplicações variadas, é importante que você entenda quais são as possibilidades dos melhores investimentos para 2018. Acompanhe! 

1. Ações na Bolsa

Em 2017, a Ibovespa conquistou ótimos índices, enchendo os investidores de otimismo. A possibilidade de implantação de reformas estruturais e alguns períodos de estabilidade política trouxeram avanços. 

Contudo, os escândalos ainda afetam investidores. Vale lembrar que estamos em ano eleitoral, e é preciso aproveitar a volatilidade dos acontecimentos para apostar no momento certo. Quem investiu nos setores de infraestrutura, varejo, bancário e consumo colheu bons frutos. 

Aqueles que necessitam de um investimento de curto prazo, bem como aqueles que não sabem lidar com perdas, devem fugir do investimento em ações. É preciso ter sangue frio, pois os resultados surgem em um prazo maior

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) oferecem boas oportunidades para quem deseja apostar na renda variável. O baixo preço do metro quadrado, o aumento do Índice de Confiança do Consumidor, bem como a queda da taxa de juros impulsionam a compra do FIIs. 

2. Tesouro Direto

Com a baixa da taxa Selic, especialistas indicam que os investidores apostem em títulos ligados à inflação, como o IPCA+. Ele oferece uma boa rentabilidade e protege o dinheiro da inflação. 

O investimento no Tesouro Direto atende o perfil conservador. Caso você se identifique com a abordagem dos moderados, indica-se que você aplique parte de seu dinheiro no IPCA+, em títulos pré-fixados e na remuneração cambial. 

Para quem deseja investir em curto e médio prazo, o Tesouro Selic é um dos mais indicados. Alguns especialistas apontam que títulos pré-fixados podem causar prejuízos caso a taxa básica de juros suba. Isso porque a taxa Selic chegou a um valor muito baixo, e pesquisadores afirmam que esse pode ser um indicativo de que ela esteja no final do ciclo de queda. No fim do ano, portanto, ela pode voltar a subir. 

3. Debêntures

Os debêntures, ou papeis de dívidas corporativas, funcionam de maneira similar ao Tesouro Direto. Correspondem ao perfil de investidores que não têm medo de riscos, pois os papeis de dívidas de empresas não têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito. 

4. Mogno Africano

Se você busca a segurança dos rendimentos de renda fixa, preocupa-se com a preservação do meio ambiente e está inseguro com o cenário político e econômico, este pode ser o investimento ideal para você.

O plantio de florestas é um dos investimentos mais rentáveis no setor agrícola. Com uma consultoria adequada para a escolha de áreas férteis, o uso correto de técnicas de plantio e manejo das florestas, trata-se de uma opção segura, especialmente para investidores conservadores e moderados. 

De acordo com a WWF, a Climate Bonds Initiative e a Global Canopy Programme, a criação de títulos florestais poderia levantar o montante necessário para a proteção de ecossistemas em áreas frágeis. Dessa forma, o setor público não estaria sozinho nos esforços para ampliação de recursos para preservação do meio ambiente. 

O mogno africano é resistente a diversas pragas e doenças, trazendo alta rentabilidade e retorno financeiros. Há ainda a possibilidade de postergar o corte de árvores em períodos econômicos instáveis.

Se você está planejando investir nesse segmento, é importante entender que as espécies florestais destinadas à movelaria oferecem maior rentabilidade em relação às encaminhadas para a produção de celulose e energia. Daí a indicação do mogno africano. 

No mercado financeiro, é essencial diversificar. Apostar nos melhores investimentos para 2018 é ter a consciência de taxas de retorno, da volatilidade de um ano eleitoral e da busca por aplicações que auxiliem a infraestrutura do país. E já que falamos no mogno africano, confira o nosso artigo e entenda por que ele é uma escolha rentável!

Sobre RockContent

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *