Aprenda 5 dicas para organizar melhor o orçamento familiar

Tempo de leitura: 4 minutos

O equilíbrio do orçamento familiar é fundamental para a manutenção da qualidade de vida de todos os membros da casa. Os fatores que o influenciam são diversos, o que, por vezes, pode fazer com que as pessoas tenham medo de realizar esse balanço. 

Se você quer garantir a segurança financeira de sua família, confira por que e como fazer um orçamento familiar exemplar a seguir!

Qual é a importância do orçamento familiar para a sua qualidade de vida?

Traçar um orçamento é essencial para a independência financeira, pois ele requer planejamento e foco, dois ingredientes essenciais para uma vida financeira saudável. Somente com ele você garante que as receitas superem as despesas.

Quando vivemos em família, criar e colocar o orçamento em prática pode se tornar mais difícil, pois todos os membros precisam estar dispostos a cooperar. Cada um tem suas necessidades e prioridades, daí a necessidade de muita conversa para estabelecer um orçamento viável. 

As crianças não devem ficar de fora dessa conversa! Mostre a elas que é possível colaborar com pequenas mudanças, como demorar menos no banho e não desperdiçar alimentos.

Com um pouco de disciplina, será possível montar reservas para imprevistos, garantir mais qualidade de vida e, até mesmo, contar com recursos para investir. Entenda como!

Como organizar melhor o seu orçamento familiar?

Tudo começa com o diálogo. Converse com os seus familiares e mobilize todos em torno do orçamento. A tarefa pode ficar mais divertida com pequenas premiações. Confira as nossas dicas a seguir!

1. Estabeleça as suas prioridades

Para colocar o orçamento familiar em prática, todos os integrantes de sua família precisam se mover em torno de um objetivo, que deve ser esclarecido para todo o grupo.  

Muitos sites e blogs estabelecem que, para economizar dinheiro, cortemos gastos “supérfluos”. Mas o que é supérfluo para você? 

Entenda quais são as particularidades e prioridades de sua família, e como adequar o orçamento a essas necessidades.

2. Anote todos os seus gastos e receitas

Assim como precisamos de uma boa noite de sono para render durante o dia, um bom orçamento familiar precisa passar pela anotação de todos os gastos. Em uma planilha ou aplicativo, anote as suas receitas e despesas. 

As receitas devem incluir tudo o que você e os membros de sua família recebem, como renda extra, salário, pensão etc. Já os gastos abrangem todas as despesas da casa. O ideal é que essas despesas sejam segmentadas entre fixas e variáveis, conforme explicaremos adiante.  

3. Segmente despesas fixas e variáveis

Separar seus gastos em despesas fixas e variáveis é muito importante para a implementação do orçamento familiar. 

As despesas fixas, como o próprio nome diz, são aquelas que têm o mesmo valor todo mês. Elas incluem gastos com aluguel, condomínio, mensalidade da academia, de escolas, seguros etc.

Já as despesas variáveis ocorrem todos os meses, mas podem ter o valor alterado. Entre elas, estão os gastos com energia, água, gás, telefone, transporte, supermercado, entre outras. 

Há ainda uma terceira categoria: as despesas sazonais. Elas aparecem de acordo com a época do ano, como é o caso do IPTU e do IPVA. 

4. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Com um objetivo em mente e ciente de quais são os gastos da casa, fica mais fácil estabelecer as metas para os membros da família. Planeje quanto pode ser gasto em cada área e controle os gastos durante todos os meses para se certificar que ninguém ultrapassou a meta.

Metas de curto, médio e longo prazo são essenciais, especialmente para grandes investimentos, como a compra de um imóvel ou um intercâmbio, por exemplo. 

5. Avalie periodicamente

A análise do orçamento familiar deve acontecer com frequência, semanal ou mensalmente. Essa avaliação é o que permite verificar se as metas estão sendo alcançadas e quais providências podem ser tomadas. 

Com base nos dados registrados, verifique:

  • quais gastos podem ser reduzidos; 
  • quais são as despesas supérfluas;
  • e se há possibilidade de aumentar receitas. 

Viu só como traçar um orçamento familiar pode ser simples? Agora que você está se preparando para aumentar suas receitas, saiba também como garantir qualidade de vida no futuro de sua família com investimentos para a previdência!

Sobre RockContent

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *